Separar as Colunas 

Passo 1: Após o download do arquivo em CSV, abra-o no Google Drive para trabalhar com os dados no Google Sheets. 

Clique aqui ou na imagem ao lado para baixar os dados brutos que vamos utilizar neste exemplo.

Basta arrastar para o Google Drive ou fazer o upload do arquivo e abrir com o programa.

Passo 2: Para excluir as linhas indesejadas selecione as linhas (mantendo pressionado o shift ou crtl), em seguida clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Excluir linhas.

Passo 3: Para separar as informações corretamente em suas respectivas colunas, primeiro selecione a coluna com todas as informações.

Passo 4: Em seguida clique em Dados (1) e selecione a opção Dividir texto em colunas (2).

Passo 5: Observe qual é o sinal que está dividindo as informações e selecione a opção correspondente, geralmente é o ponto e vírgula (";"). A operação pode demorar algum tempo em planilhas com muitos dados.

Agora organize a planilha para facilitar a visualização, centralizando os títulos das colunas e identificando as células.  

Limpar e Organizar 

Passo 1: Após o download do arquivo em CSV, abra-o no Google Drive para trabalhar com os dados no Google Sheets. 

Clique aqui ou na imagem ao lado para baixar os dados brutos que vamos utilizar neste exemplo.

Basta arrastar para o Google Drive ou fazer o upload do arquivo e abrir com o programa.

Passo 2: Trave a primeira linha da planilha arrastando-a para baixo.

Passo 3: Localize e substitua em massa os valores desejados. Neste caso queremos substituir os traços (-) pelo número zero (0).

Em Editar selecione Localizar e Substituir. Em seguida digite a alteração que deseja fazer.

Filtro, Pesquisas e Formatações

Passo 1: Após o download do arquivo em CSV, abra-o no Google Drive para trabalhar com os dados no Google Sheets. 

Clique aqui ou na imagem ao lado para baixar os dados brutos que vamos utilizar neste exemplo.

Basta arrastar para o Google Drive ou fazer o upload do arquivo e abrir com o programa.

Passo 2: Para acionar o filtro clique em Dados e selecione a opção Filtro.

Para mostrar a funcionalidade dos filtros vamos utilizar alguns exemplos. Neste queremos selecionar dentro da coluna Descrição apenas as opções Receitas Correntes, Transferências Intergovernamentais, Transferências da União e Transferências do Estado

Passo 3: Com o filtro ativo pesquise dentro da coluna Descrição. Para isso clique em Limpar e pesquise pelas palavras no campo de busca (veja abaixo).

Agora é possível copiar e colar as opções filtradas em outra aba da planilha para trabalhar apenas com essas informações.

Operações Básicas

Soma: Para somar duas ou mais células, digite "=", em seguida selecione a opção "SUM". Utilize "-" para subtrair

​É possível selecionar várias células próximas arrastando o mouse clicado ou então selecionar células distantes com o crtl do teclado pressionado. Veja abaixo.

Soma: Para aplicar a soma para todas as células rapidamente clique duas vezes no quadrado azul.

Divisão: Para dividir basta utilizar este símbolo "/".

Multiplicação: E para multiplicar use o asterisco "*".

Cálculos Percentuais

Para exemplificar as operações percentuais vamos utilizar alguns exemplos. Neste primeiro queremos descobrir o quanto cada doação de um determinado candidato significa em relação ao todo, com isso pretendemos determinar a dependência destes recursos para uma reeleição.

Passo 1: Limpe e organize a planilha, inclusive unindo as linhas referentes ao mesmo doador e somando os valores, em seguida insira uma nova coluna para realizar o cálculo.

Passo 2: Digite "=", em seguida selecione o valor desejado dividido pelo valor total e multiplique por 100. Veja abaixo.

Obs: Para travar a célula no valor total e replicar com segurança para todas as linhas utilizamos o cifrão "$" entre coluna e linha do valor desejado. 

Aplique a fórmula para todas as colunas e classifique de Z-A para observar os dados.

Obs: Não selecione o valor total na hora de criar o filtro.

Planilhas do Google

Foto: Sun_rise/Depositphotos

 
 
 
 
 

Em outro exemplo, vamos descobrir qual é a porcentagem de variação conforme os anos. Clique aqui para acessar a planilha e seguir e exemplo. 

Passo 1: Utilizando os processos descritos acima calcule a porcentagem de cada linha em relação ao todo daquele ano respectivo. Faça o mesmo processo em todas as colunas. Veja abaixo.

Lembre de travar a célula referente ao total utilizando "$".

Passo 2: Em seguida subtraia maior valor pelo menor para descobrir as variações. É possível criar variações ano a ano ou entre o primeiro e último. Veja abaixo.

Passo 3: Agora basta acionar o filtro (lembre de não selecionar os valores totais).Em seguida é possível classificar as colunas criadas de Z-A para verificar as maiores variações conforme os anos. Veja abaixo.